De acordo com informações preliminares coletadas pelo Censo Demográfico 2022 até esta segunda-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou uma população de 1.652.876 indígenas no Brasil.
Se esse número for confirmado, representaria cerca de 0,8% do total estimado de habitantes no país.
“Esse número é preliminar, devendo passar pela etapa de tratamento estatístico posterior à coleta de dados, podendo crescer até a divulgação dos primeiros resultados definitivos na primeira semana de maio”, ponderou o IBGE, em comunicado.
Na última sexta-feira, dia 31, o Ministério do Planejamento e Orçamento anunciou a conclusão da operação especial de recenseamento da população residente na Terra Indígena Yanomami, que se estende pelos Estados de Roraima e Amazonas.
O IBGE informou que foram recenseados 16.864 indígenas em Roraima e 10.280 indígenas no Amazonas, totalizando 27.144 indígenas na região. É importante ressaltar que esse número inclui 5.600 indígenas recenseados em áreas mais remotas com o apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A operação especial de recenseamento na Terra Indígena Yanomami contou com a participação de cinco ministérios, sendo eles: Justiça e Segurança Pública, Defesa, Povos Indígenas, Saúde e Planejamento e Orçamento, que foi o responsável pela coordenação dos trabalhos. Além disso, o governo de Roraima também prestou apoio à operação.