Carro elétrico: Chevrolet Bolt EUV estabelece novo recorde global de autonomia no Brasil

No Brasil, o Bolt EUV da Chevrolet quebrou o recorde mundial de autonomia ao percorrer 901,8 km com uma única carga da bateria. Esse feito foi alcançado após um desafio de eficiência energética que durou 28 horas e 30 minutos, realizado no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP), em comemoração ao lançamento do SUV compacto elétrico da marca no país.
Publicado em Carros dia 11/05/2023 por Alan Corrêa

No Brasil, o Bolt EUV da Chevrolet quebrou o recorde mundial de autonomia ao percorrer 901,8 km com uma única carga da bateria. Esse feito foi alcançado após um desafio de eficiência energética que durou 28 horas e 30 minutos, realizado no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP), em comemoração ao lançamento do SUV compacto elétrico da marca no país.

A ação contou com a participação de mais de 70 pessoas, incluindo jornalistas, influenciadores, clientes, concessionários, parceiros e colaboradores da GM. Todos eles tiveram a oportunidade de dirigir as três unidades do Bolt EUV que participaram do desafio, realizado em um circuito fechado de 4,3 km que simula uma reta plana infinita.

O objetivo era descobrir qual seria a distância que o modelo conseguiria percorrer utilizando apenas os 66 kW de energia da bateria em condições de máxima eficiência energética. O Instituto Mauá foi responsável pela auditoria do desafio.

O Bolt EUV apresenta um sistema de regeneração de energia que permite recarregar a bateria durante as frenagens e desacelerações, contribuindo para aumentar sua autonomia, especialmente em situações de trânsito urbano e descidas íngremes.

Para percorrer a distância de mais de 900 km, quase o dobro do ciclo padrão WLTP (456 km), os motoristas empregaram técnicas que visavam otimizar o consumo de energia da bateria do veículo.

No caso do Bolt EUV, o pico máximo de economia de energia é alcançado em velocidades baixas. Durante o desafio, a média de velocidade do veículo ficou próxima de 35 km/h. Por esse motivo, o carro continuou em movimento por mais de um dia inteiro, com paradas apenas para a troca de condutores.

A autonomia de qualquer veículo é influenciada pelo estilo de condução, além das condições da pista e do próprio veículo. No caso dos carros elétricos, as temperaturas extremas também desempenham um papel importante devido à maior necessidade de refrigeração ou aquecimento da bateria.

Os motoristas que participaram do desafio foram orientados a evitar acelerações e frenagens bruscas, bem como a não utilizar recursos como o sistema de aquecimento dos bancos e volante ou o ar-condicionado, para maximizar a eficiência do veículo. O estado de conservação do veículo, a pressão adequada dos pneus e até mesmo as condições climáticas e geográficas podem influenciar em um teste como esse.

“A linha Bolt da Chevrolet simboliza uma grande conquista tecnológica em direção ao futuro 100% elétrico da GM e também é uma referência global em razão do seu pioneirismo, sendo o primeiro EV de produção em larga escala do mundo a oferecer elevada autonomia a preço mais acessível. E o impressionante desempenho do Bolt EUV neste desafio de autonomia máxima reforça a superioridade do produto em sua categoria”, lembra Leandro Couto, diretor do Campo de Provas da GM.

O Bolt EUV será vendido em edição limitada no Brasil e se destaca por seu design, acabamento refinado, excelente desempenho e alto nível de equipamento. Ele também é um pouco maior e mais espaçoso do que o Bolt EV, que está disponível no mercado brasileiro desde 2019.

A empresa está trabalhando em uma nova geração de veículos elétricos ainda mais avançados, que serão lançados no mercado brasileiro em meados de 2024. O Blazer EV e o Equinox EV já foram confirmados como parte dessa nova linha de produtos.

*Com informações da Chevrolet.