Brasil busca se tornar referência na produção de baterias de lítio para carros elétricos

O governo federal está direcionando esforços para desenvolver uma indústria voltada à produção de carros elétricos e tornar o Brasil um importante centro produtor de baterias de lítio. Essa declaração foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a abertura do evento "Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil", promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em Brasília.
Publicado em Automóveis dia 14/06/2023 por Alan Corrêa

O governo federal está direcionando esforços para desenvolver uma indústria voltada à produção de carros elétricos e tornar o Brasil um importante centro produtor de baterias de lítio. Essa declaração foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a abertura do evento “Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil“, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em Brasília.

A bateria é um dos componentes mais caros dos veículos elétricos, podendo ser fabricada com lítio, uma substância encontrada em abundância no território brasileiro. O objetivo é desenvolver a cadeia produtiva do lítio e transformar o país em um hub de produção de baterias, gerando empregos e renda para a população, seguindo o exemplo do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Governo quer tornar país grande centro produtor de baterias de lítio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Governo quer tornar país grande centro produtor de baterias de lítio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segundo Silveira, o Brasil já domina a tecnologia de produção de baterias de lítio, mas precisa garantir escala para aumentar sua competitividade e tornar essa realidade mais acessível à população. Ele ressaltou que esse desenvolvimento será feito sem negligenciar os biocombustíveis, destacando o compromisso do país com a transição energética e a redução das emissões de carbono no setor de transportes.

O ministro enfatizou que o Brasil possui uma grande vantagem competitiva nesse setor, uma vez que já é responsável pela descarbonização de parte significativa da matriz de transportes leve por meio do etanol. No entanto, o objetivo é avançar ainda mais, investindo em tecnologia nos biocombustíveis, maior eficiência e produtividade no campo, além de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. Essas medidas visam gerar empregos, reduzir os preços para os consumidores e diminuir a pegada de carbono.

Silveira mencionou também o projeto de lei (PL) dos Combustíveis do Futuro, que está em fase final de aprimoramento pela Casa Civil após ampla discussão com diversos atores da indústria automotiva. Esse projeto leva em consideração todas as questões mencionadas anteriormente, abrindo novas possibilidades para os setores de aviação e transporte terrestre. O setor automotivo é considerado estratégico para a economia, uma vez que está diretamente ligado a cadeias produtivas que geram empregos e renda no país.

Brasil busca se tornar líder na produção de baterias de lítio para carros elétricos
Brasil busca se tornar líder na produção de baterias de lítio para carros elétricos

O governo diz que está empenhado em desenvolver ações que permitirão ao Brasil se destacar no crescimento de uma economia verde. Além disso, está trabalhando em políticas que viabilizem a cadeia produtiva dos minerais estratégicos necessários para veículos elétricos, investindo em pesquisa mineral e no desenvolvimento dos elos da cadeia produtiva.

Durante o evento “Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”, autoridades e empresários participam de painéis sobre experiências internacionais relacionadas à mobilidade elétrica, produção local de veículos elétricos e baterias, cadeia de fornecimento de peças e tecnologia, infraestrutura de energia e novas tecnologias e materiais utilizados na eletrificação. O objetivo é buscar conhecimento e trocar experiências para impulsionar o avanço da eletrificação veicular no país.

*Com informações da Agência Brasil.