Na noite deste domingo (9), o Botafogo enfrentou o Grêmio em Porto Alegre pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar da pressão do adversário no primeiro tempo, o Alvinegro carioca suportou e conquistou a vitória nos minutos finais da partida.
Eduardo e Carlos Alberto foram os responsáveis pelos gols da equipe carioca, que agora soma 36 pontos na tabela, abrindo uma vantagem de 10 pontos sobre o segundo colocado, o Flamengo. Por sua vez, o Grêmio perdeu a invencibilidade de 23 jogos na temporada, permanecendo com 26 pontos e caindo para a terceira posição no Brasileirão.
No primeiro tempo, o Tricolor gaúcho dominou o jogo, mostrando-se mais criativo e criando boas chances de abrir o placar devido às dificuldades de marcação do Botafogo. Aos 22 minutos, o atacante uruguaio Luis Suárez chutou perigosamente de dentro da área, mas a bola foi para fora. Dois minutos depois, em cobrança de falta, o time carioca teve sua melhor oportunidade com Eduardo levantando a bola para Cuesta, que cabeceou para Tiquinho finalizar dentro da área, mas o VAR interveio e anulou o gol devido a um impedimento de Cuesta na jogada. O Grêmio continuou pressionando, porém falhou nas finalizações.
No segundo tempo, o Tricolor gaúcho acumulou várias chances de marcar o primeiro gol. A primeira delas aconteceu aos quatro minutos, quando Suárez chutou na trave do goleiro Lucas Perri. Sete minutos depois, Perri defendeu uma bola perigosa de Reinaldo e fez outra grande defesa em um chute de Suárez aos 28 minutos. No minuto seguinte, em meio à pressão do Grêmio, foi o Botafogo que abriu o placar na Arena Grêmio. Di Plácido cruzou para Eduardo dentro da área, que acertou um belo chute. Esse gol abalou a equipe tricolor. Aos 43 minutos, o paraguaio Segóvia interceptou um passe errado do lateral Reinaldo, passou a bola para Marlon, que tocou para Carlos Alberto ampliar para o Fogão: 2 a 0.
Em outros jogos realizados neste domingo, o Santos venceu o Goiás por 4 a 3 na Vila Belmiro, enquanto o Fortaleza derrotou o Athletico-PR por 1 a 0. O Red Bull Bragantino empatou em 0 a 0 contra o São Paulo.
Com esses resultados, o Santos subiu para a 13ª posição na tabela, com 16 pontos, enquanto o Goiás permanece em 17º lugar, na zona de rebaixamento, com 17 pontos. O Fortaleza conquistou uma vitória importante, subindo para a sétima posição, apenas um ponto atrás do G6. Já o Red Bull Bragantino se mantém na sexta colocação, com 24 pontos, enquanto o São Paulo caiu para a oitava posição, com 22 pontos.
*Com informações da Agência Brasil.