O Compost Barn é um sistema inovador de instalação para rebanhos leiteiros que tem como objetivo reduzir custos, melhorar a saúde e a produtividade dos animais, e facilitar o uso adequado dos resíduos orgânicos gerados.
Ele consiste em um grande espaço coberto onde as vacas podem descansar e se proteger do clima. A superfície é coberta com serragem, restos de corte de madeira e esterco compostado.
A idéia principal do Compost Barn é proporcionar aos animais um local seco e confortável durante todo o ano e promover a compostagem do material da cama. Além disso, este método concilia produção e meio ambiente, já que se baseia na ação de microrganismos que transformam a matéria orgânica em composto.
Para pequenos e médios produtores rurais, o Compost Barn é uma alternativa para aumentar a produtividade, além de oferecer mais conforto e higiene para o rebanho. Além disso, ele pode ajudar a reduzir problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas, aumentar a detecção de cio, aumentar a produção de leite e diminuir o odor e a incidência de moscas. Atualmente, algumas propriedades rurais no Brasil já estão implementando o sistema para novilhas e vacas em lactação.
O Agro Nacional vai explorar a região norte do Brasil, no estado do Acre, para conhecer as características da pecuária local. Lá, o rebanho é considerado um dos melhores do país e a atividade vem crescendo devido a fatores como o clima propício da região.
Na cidade de Angatuba, no interior de São Paulo, você vai conhecer uma nova técnica de manejo de gado chamada “compost barn”. Este sistema visa reduzir custos, melhorar a saúde e a produtividade do rebanho, além de possibilitar o uso adequado dos resíduos orgânicos gerados pela atividade leiteira.