O milho é um alimento delicioso, nutritivo e cheio de histórias e algumas incógnitas por aí. Dele, pode sair diversos tipos de comida, tanto doces como curau, pamonha, cremes, quanto salgados como farinhas, além disso, é possível comê-lo com recheios e temperos de seu gosto.
O milho possui diversas variedades, são elas: Milho doce, dentado, duro, mole e de pipoca. Essas variações possui diversas características diferentes, como a textura, o sabor, as cores e as suas utilidades também, principalmente em processos industriais.
O bolo de milho apresenta histórias interessantes do seu uso, desde quando se originou, até ser domesticado pelos nossos ancestrais e seguir para a nossa geração. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse doce delicioso e aprender como preparar um para a família.
Você sabia que o milho era cheio de variedades? Pois ele é, e existem diversos tipos e utilidades do mesmo, até em suas principais características de tamanho, formato, cor, sabor entre outros principais aspectos.
Como falamos acima, suas variedades mais adquiridas no mercado são os 5 tipos, dentado, verde, doce, mole, duro e de pipoca. Os mesmo ainda assim variam suas características, enquanto alguns são mais indicados para a culinária brasileira, outros são mais utilizados em processos industriais.
Contudo, um dos mais famosos, inclusive para a produção do bolo de milho, é o verde. Ele possui um sabor mais adocicado comparado às outras variedades, assim é possível criar diversos alimentos de composições e sabores diferentes com o milho verde.
O milho em si possui algumas incógnitas quando relacionado com a sua origem, já que ele é um alimento que depende de cuidados, planejamento e outros fatores importantes para o cultivo, como o clima, a preparação do solo, a safra, entre outros.
Portanto, acredita-se que ele pode ter sido desenvolvido de uma geração de milho “selvagem”, e que a partir de um teosinto (espécie de capim), ele pode ter sido domesticado pelos nossos ancestrais até chegar ao tipo de cultura que é atualmente.
Mas, voltando um pouquinho, o bolo de milho foi um dos alimentos que também esteve presente nesses tempos antigos, de acordo com pesquisas, ele era um doce que estava ligado diretamente com a cultura dos índios tupis guaranis.
Na tribo, ele era conhecido como Mbojape, e normalmente era feito quando ocorria algum evento importante, como por exemplo o batismo de uma criança. Portanto, algumas especificações e doces já eram consumidas por índios e pela população da época.
Além do milho ser um tipo de “cereal” de alto potencial nutritivo, dele você consegue aproveitar outras coisas também, como os seus fiapos onde é apresentado como um bom chá que ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, já que ele é diurético.
Além disso, o milho é utilizado em muitos processos industriais, então você consegue aproveitá-lo para a criação de farinhas, açúcar, álcool, amido, combustível, bebida, entre muitas outras coisas, principalmente no ramo da culinária.
Então acredite, dele pode-se extrair diversos componentes para produções de coisas que nem imaginamos, além de possuir um sabor maravilhoso em seus alimentos.
O bolo de milho depende apenas de alguns ingredientes, vamos descrevê-los aqui para você já deixar tudo preparado para fazer essa delicia. Você vai precisar de: 250g ou uma lata de milho fresco, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de manteiga, 3 ovos e 1 lata de leite condensado, de marca da sua preferência.
O preparo é bem simples, e em questão de 40-50 minutos o seu bolo estará prontinho para servir, vamos ao passo a passo: