Por Fusne.com

23/08/2023

Chandrayaan-3: Índia se torna o 1º país a pousar no polo sul da Lua

fusne.com

Em um feito notável nesta quarta-feira (23), a Índia se tornou o primeiro país a pousar uma sonda no polo sul da Lua.

A emocionante conquista foi transmitida ao vivo, apresentando uma representação gráfica da sonda em seu processo de descida lunar.

Sreedhara Panicker Somanath, o diretor da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), frequentemente chamada de "Nasa indiana", proclamou com entusiasmo.

"Realizamos um pouso suave na Lua; a Índia agora está firmemente presente na superfície lunar."

O módulo, lançado em 14 de julho, completou sua aterragem na superfície lunar por volta das 9h33 (horário de Brasília) deste dia histórico.

Em meio à euforia, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi expressou: "Este é um momento sem precedentes. Este é o momento para uma nova Índia em pleno desenvolvimento".

Este marco é particularmente notável, pois várias nações anteriormente tentaram realizar pousos no polo sul lunar.

No entanto, suas tentativas anteriores enfrentaram desafios, como foi o caso da Rússia, cuja sonda Luna-25 perdeu o controle e colidiu com a Lua em uma tentativa recente.

Similarmente, o Japão enfrentou dificuldades em abril deste ano, quando sua sonda ispace perdeu comunicação momentos antes de concluir sua missão.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.