Por Fusne.com
12/03/2023
Com informações da Agência Marinha de Notícias.
O navio desempenha um papel importante na pesquisa em apoio ao Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira, um programa governamental que visa determinar a extensão da área marítima além das 200 milhas náuticas, onde o Brasil pode exercer direitos de soberania para explorar os recursos naturais do leito e subsolo marinho.
“Nessa etapa, nós fizemos, em cerca de 1.600 milhas náuticas [aproximadamente 2.900 quilômetros], esse trabalho de coleta de dados de batimetria, utilizando o ecobatímetro multifeixe EM-122, e de sísmica rasa, utilizando o perfilador de sub-fundo SBP-120, de modo a contribuir com a identificação da base do talude, de forma a auxiliar os pleitos do LEPLAC junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental, na ONU. O Navio fez esses trabalhos na margem equatorial brasileira, basicamente na região oceânica adjacente aos estados do Ceará, Maranhão e Pará”, explica o Comandante do NHo "Cruzeiro do Sul", Capitão de Fragata Claudio Luiz Pereira Batista.
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.