Por Fusne.com

09/03/2023

Até o último domingo, aproximadamente 20 milhões de consultas haviam sido realizadas no sistema de Valores a Receber.

Com informações da Agência Brasil.

De acordo com o Banco Central, há cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas que têm direito a receber aproximadamente R$ 6 bilhões.

Para realizar o saque desses valores no caso de pessoa física ou de falecidos, o usuário precisa possuir uma conta no Portal Gov.br de nível prata ou ouro.

Já para recuperar os valores no caso de pessoa jurídica, é necessário ter uma conta no Portal Gov.br com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica vinculado, em qualquer tipo de vínculo, exceto colaborador.

O sistema foi atualizado com novidades importantes, como a capacidade de imprimir telas e protocolos de solicitação para compartilhar no WhatsApp, além de suportar todos os tipos de valores especificados pela norma do SVR.

Além disso, agora há uma sala de espera virtual que permite que todos os usuários façam consultas no mesmo dia, independentemente do ano de nascimento ou da data de fundação da empresa, sem a necessidade de agendar com antecedência.

Além das melhorias mencionadas anteriormente, o sistema agora oferece a possibilidade de consultar valores de pessoas falecidas, com acesso para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais.

Como nas consultas a pessoas vivas, o sistema fornece informações sobre a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor. Além disso, agora há mais transparência para contas conjuntas.

Se um dos titulares solicita o resgate de um valor esquecido, o outro pode ver as informações ao entrar no sistema, como o valor, a data e o CPF da pessoa que fez a solicitação.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.