De acordo com o Banco Central (BC), mesmo sendo muito procurado, o Sistema de Valores a Receber (SVR) ainda possui bilhões de reais esquecidos por brasileiros em instituições financeiras, prontos para serem devolvidos (Atualização: os saques já começaram, veja como fazer a consulta aqui).
O Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil, foi reaberto recentemente para consulta de valores esquecidos em instituições financeiras. No primeiro dia de reabertura, mais de 5 milhões de consultas por CPF foram registradas, mas quase 74% delas não receberam resultados positivos. Apenas 26,6% dos consultados possuem algum valor a receber.
Ainda assim, muitas pessoas têm se surpreendido ao consultar seus CPFs e descobrir que possuem valores esquecidos em instituições financeiras. A moradora da Vicente Pires, Fernanda Nunes, de 26 anos, ficou desapontada ao perceber que não possuía nada disponível em seu CPF, mesmo depois de ver que toda a sua família possuía valores a serem restituídos.
“Todo mundo aqui em casa consultou o sistema e viu que tinha dinheiro, achei que eu também teria, mas fui iludida (risos), eu não tive essa sorte de ter esquecido um dinheirinho no banco”, contou a estudante.
Por outro lado, a moradora do Recanto das Emas, Michelle Rodrigues, de 37 anos, consultou o site por curiosidade e acabou descobrindo que vai receber algum valor esquecido. Ela afirmou que receber um dinheiro inesperado é sempre bom.
“Eu consultei o meu CPF sem esperanças de ter algum dinheiro esquecido, mas para a minha surpresa eu tenho! Ainda não sei quanto, mas receber um dinheiro que a gente não esperava é bom”, afirmou Michelle Rodrigues.
Segundo o Banco Central, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas possuem R$6 bilhões a receber. O Sistema de Valores a Receber continua disponível para consulta e as solicitações para os saques começam a partir do dia 7 de março, às 10h.
É importante lembrar que, para ter acesso aos valores esquecidos, é necessário consultar o site oficial do Banco Central e seguir as instruções para fazer a solicitação de restituição. Caso o valor esteja disponível para saque, o solicitante precisará apresentar documentos que comprovem sua identidade e os dados bancários para receber o dinheiro.
*Com informações do Banco Central.