Por Fusne.com

06/03/2023

Programa de refinanciamento ajudará 37 milhões de pessoas a quitar dívidas.

Com informações da Agência Brasil.

O Programa Desenrola, que será lançado neste mês, é um programa de refinanciamento de dívidas para pessoas físicas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o programa contará com um fundo garantidor, que cobrirá eventuais inadimplências de participantes do processo de renegociação.

Isso significa que, se algum participante do programa deixar de cumprir com suas obrigações, o fundo garantirá o pagamento das dívidas em atraso.

Depois de se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir os detalhes do Programa Desenrola, Haddad anunciou que o fundo garantidor de cerca de R$ 10 bilhões permitirá que o programa renegocie até R$ 50 bilhões em dívidas de 37 milhões de pessoas físicas.

Em outras palavras, o fundo proporcionará a capacidade financeira necessária para o programa ajudar um grande número de pessoas a se livrar de suas dívidas.

O ministro afirmou que o Programa Desenrola será estabelecido através de uma medida provisória. Ele também divulgou que o programa, que inicialmente visava ajudar aqueles que ganham até dois salários mínimos, será disponibilizado para "todas as pessoas com restrições de crédito".

No entanto, ele observou que aqueles que ganham até essa faixa salarial receberão descontos maiores, financiados pelo fundo garantidor.

"Todas empresas que aderirem ao Desenrola vão precisar dar desconto", disse a jornalistas na entrada do Ministério da Fazenda, depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito do programa, no Palácio do Planalto.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.