Por Fusne.com

13/01/2023

Americanas tem rombo de bilhões e deve pedir recuperação judicial

Se você não está contente com as dívidas neste ano, imagine a Lojas Americanas que está vivenciando o que deve ser a pior sexta-feira 13 da história da empresa.

O Juiz da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Paulo Assed, acaba de conceder uma medida de tutela de urgência cautelar pedida pela Americanas.

É uma decisão que suspende toda e qualquer possibilidade de um bloqueio, sequestro ou penhora de bens da empresa, assim como adia a obrigação da Americanas de pagar suas dívidas até que um provável pedido de recuperação judicial seja feito à Justiça.

No pedido de tutela feito pela Americanas, a empresa afirma que a descoberta do rombo contábil de R$ 20 bilhões, anunciado anteontem num fato relevante, pode acarretar "no vencimento antecipado e imediato de dívidas em montante aproximado de R$ 40 bilhões.

Diretoria recém-chegada e bem recebida pelo mercado, contratada para colocar ordem no balanço da empresa, renunciou. Comunicado não traz detalhes sobre 'inconsistências' encontradas, e analistas ainda avaliam impactos.

Em outras palavras, a Americanas percebeu que o valor bilionário — que é referente aos primeiros nove meses de 2022 e anos anteriores — não havia sido registrado de forma apropriada nos balanços corporativos da empresa.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.