Nesta quinta-feira (24), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez declarações a respeito da misteriosa queda de uma aeronave nos arredores de Moscou, Rússia. Segundo a agência de aviação russa, o avião transportava Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner. Zelensky assegurou que seu governo não está envolvido no incidente.
“É de conhecimento geral quem está ligado a este acontecimento”, declarou o líder ucraniano, em uma referência às suspeitas de que o governo russo poderia ter provocado a queda do avião com a intenção de eliminar Prigozhin. Este último, antes aliado de Vladimir Putin, tornou-se seu adversário ao liderar uma revolta há dois meses.
Por outro lado, o governo russo optou pelo silêncio até o momento e não emitiu nenhum comunicado até a manhã desta quinta-feira. Durante uma videoconferência com os parceiros do BRICS, Putin não fez menção a Prigozhin ou ao acidente da aeronave.
Até a última atualização desta notícia, o Kremlin, que costuma realizar coletivas de imprensa diárias, também não havia divulgado nenhum pronunciamento.
Especulações Aumentam Enquanto Causa da Queda de Avião Permanece Desconhecida
Enquanto a causa da queda ainda não foi esclarecida, especulações estão em alta. Fontes da inteligência do Ministério da Defesa britânico afirmaram à BBC que a hipótese mais provável é de que a agência de inteligência russa, FSB, tenha planejado e executado um atentado para eliminar Prigozhin.
A identificação dos corpos é uma das principais peças que poderiam ajudar a esclarecer o incidente. Segundo a agência de aviação russa, não houve sobreviventes. No entanto, na manhã desta quinta-feira, as autoridades de Tver, cidade próxima a Moscou onde ocorreu a queda, ainda estavam trabalhando na identificação dos corpos. O mau estado dos corpos estava dificultando esse processo.
A tragédia envolvendo a queda do avião que resultou na morte de dez pessoas, incluindo Yevgeny Prigozhin, do Grupo Wagner, continua sendo objeto de especulações e investigações. O silêncio por parte das autoridades russas aumenta a incerteza em torno desse incidente.
*Com informações do G1.