Zanin será grande ministro no STF, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende indicar o advogado Cristiano Zanin para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). "Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Não só pelo papel na minha defesa, mas simplesmente porque acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte do país", disse Lula.
Publicado em Notícias dia 1/06/2023 por Alan Corrêa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende indicar o advogado Cristiano Zanin para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Não só pelo papel na minha defesa, mas simplesmente porque acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte do país”, disse Lula.

Cristiano Zanin (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Cristiano Zanin (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente indicou o advogado para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Zanin, conhecido por sua atuação como advogado de defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato, ganhou destaque tanto no âmbito nacional quanto internacional. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin”, acrescentou Lula.

Foi por meio de um processo liderado por Cristiano Zanin que a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal. Em decorrência disso, a proibição de sua participação na eleição daquele ano foi considerada uma violação de seus direitos políticos como atual presidente.

Após a indicação, o advogado passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já confirmou o nome de Zanin anteriormente.

Conforme o senador, o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), deverá escolher um relator responsável por apresentar um parecer sobre o indicado. Em seguida, será agendada uma data para a sabatina de Zanin na CCJ e a votação do parecer do relator. Caso seja aprovado na comissão, o assunto será imediatamente colocado em pauta no plenário do Senado, conforme informado por Pacheco. Para obter a vaga no Supremo, o advogado Cristiano Zanin precisa do voto de 41 dos 81 senadores da República.

*Com informações da Agência Brasil.