A lendária Yamaha WR 450F chegou à sua geração 2019 mais impressionante do que nunca.
Com um motor incrivelmente potente, mais robusta e versátil e com tecnologia de ponta.
Seu preço, contudo, não é para qualquer um, ela vem para continuar sendo uma campeã.
Embora seu preço seja alto, com certeza a Yamaha WR 450F tem todas as características de uma verdadeira campeã, e o valor por ela praticado se explica pelo excelente trabalho que a montadora fez nessa nova geração, além do material de primeira categoria que foi empregado em sua construção.
Esses valores apresentados acima foram retirados do site oficial da marca no momento da elaboração e publicação do presente texto, mas podem ter sofrido alteração quando o leitor estiver tomando conhecimento da matéria.
A motorização impressiona qualquer um, ainda mais os que já são pilotos profissionais e sabem “ler” o que o modelo oferece. O motor DOHC de 450 cilindradas, com arrefecimento líquido e 4 tempos, conta com 4 válvulas de titânio, com o sistema de admissão posicionado na parte frontal do cilindro e a saída virada em direção ao escapamento, portanto, para trás.
Isso tudo melhora de forma significativa a performance do modelo, além de deixar o centro de gravidade mais equilibrado, pois que oferece melhor centralização da massa e reduz o peso do conjunto.
Para detalhar melhor o sistema de injeção do combustível, vale ressaltar que a Yamaha WR 450F está equipada com um corpo de aceleração de 44mm de alto desempenho capaz de oferecer respostas mais rápidas e precisas ao comando do piloto através do acelerador.
Além disso, o posicionamento do filtro de ar favorece a manutenção já que o acesso a ele está posicionado na parte frontal da motocicleta, ficando afastado da sujeira do pneu traseiro que costuma acontecer em competições desse gênero.
Acima falamos que o centro gravitacional nessa nova geração foi melhorado graças à motorização, e é verdade. Contudo, exerce papel importante nesse aperfeiçoamento o novo chassi do modelo.
Construído em alumínio, do tipo berço duplo, ele proporciona mais robustez para suportar os impactos e maior capacidade de torção em curvas e saltos, além de ter ficado muito mais leve, fator que influencia diretamente na centralização da massa.
A tecnologia não podia ficar de fora. Agora a Yamaha WR 450F conta com sistema de partida elétrico de última geração, composto por um novo sistema auto-descompressor que é capaz de detectar o ativamento do motor de arranque, facilitando a partida do motor e aumentado em até 40% a facilidade de uma partida a frio de forma rápida e segura.
Como se pode ver por tudo que ficou dito até aqui, a WR 450F está perfeita e acabada para enfrentar as adversidades próprias do Enduro, ainda mais se considerarmos alguns outros elementos que a equipam, como pro exemplo a roda traseira de 18 polegadas, o protetor do motor, farol e lanterna em LED, além de um computador de bordo em LCD. O que mais se pode querer?