A Scania anunciou recentemente novidades que deixaram o mercado surpreso e entusiasmado. A fabricante brasileira apresentou o Scania X-gas, o primeiro caminhão do Brasil movido a gás natural veicular e/ou biometano, com incríveis 900 km de autonomia. Além disso, a empresa confirmou que, ao longo de 2024, lançará uma nova opção para a família a gás, com um motor de potência de 460 cavalos.
O Scania X-gas, modelo G 410 8×2 com chassi rígido, é um verdadeiro orgulho para a engenharia brasileira da marca e representa um importante avanço na busca por um transporte mais sustentável no país. A Scania já vem fazendo sucesso com os modelos de 410 cavalos de potência a gás, que estão sendo comercializados desde 2019. Com o lançamento do Scania X-gas, os clientes agora poderão contar com uma opção que oferece maior autonomia, possibilitando operações em rotas mais longas e maior flexibilidade no abastecimento.
Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, afirmou que o Scania X-gas é fruto de um projeto pioneiro no Brasil e que tem o potencial de mudar o perfil do transporte no país, tornando-o mais sustentável. A empresa já está aceitando encomendas para o novo modelo, que estará disponível para venda a partir do último trimestre do ano, seguindo todas as normas de homologação.
Os avanços da Scania no setor de caminhões a gás e/ou biometano são notáveis. A empresa é pioneira no Brasil na introdução desses veículos, e desde 2019 já comercializou 750 modelos movidos a gás natural veicular ou liquefeito e/ou biometano. Os motores utilizados são Euro 6, mantendo a eficiência e potência dos caminhões.
O Scania X-gas, com seus impressionantes 900 km de autonomia, é uma solução importante para o setor de transporte brasileiro, especialmente no contexto de busca por alternativas mais sustentáveis. Com a expansão do fornecimento de gás natural e a crescente cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, a Scania tem sido protagonista nessa tendência desde 2014, estabelecendo parcerias com clientes, embarcadores, poder público, distribuidores e produtores de gás e biometano.
O novo modelo, com seu motor de 460 cavalos de potência, proporciona maior capacidade de carga e acomodação de cilindros de gás, tornando-o uma opção versátil e poderosa para diversas necessidades de transporte. A Scania, ao liderar essa transição para o uso de combustíveis mais sustentáveis, mostra seu compromisso com a preservação ambiental e a construção de um futuro mais limpo e responsável para o setor de transportes no Brasil.
*Com informações da Scania.