Por Fusne.com
05/12/2022
Em situações de perda, é possível usar o aplicativo para a recuperação eletrônica de seu documento para um outro aparelho celular, sem precisar que o cidadão compareça a um posto de atendimento. Em questão de segurança, a carteira digital é vinculada a apenas um smartphone por vez, como os aplicativos de banco.
Na versão da CRLV não é tão diferente, ele só será expedido após o pagamentos de todos os débitos relativos a tributo, como seguro obrigatório, IPVA, licenciamento e multas de trânsito e ambientais. Após os débitos quitados, o aplicativo fica disponível automaticamente, permitindo a emissão e a impressão do documento.
No aplicativo eletrônico, a CRLV traz todas as informações inseridas no papel e possui a mesma validade jurídica da versão física. O documento digital é protegido por senha de acesso contendo quatro dígitos, que é exigida pelo login na Carteira Digital de Trânsito. O meio de acesso também é possível pela impressão digital que alguns smartphones já contém.
O sistema de fiscalização também é parecido com a da CNH digital, possuindo um sistema de leitor do Qr Code em fiscalizações de trânsito, que após realizar a leitura, permitirá saber se o documento é verdadeiro ou falso, evitando algumas fraudes.