Por Fusne.com

05/12/2022

Conheça mais sobre a CNH digital

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda, no seu celular, sua carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome.

É uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos.

Outra vantagem é poder compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.

O CNH digital, que agora é conhecido como Carteira Digital de Trânsito (CDT), é um aplicativo desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Ele permite que você possua todas as informações de sua CNH digitalmente, tendo o mesmo valor da impressa. Ele é o primeiro documento de identificação civil digital, válido em todo o País.

O que consta no CRLV e CNH digital?Ambos contam com as mesmas informações do impresso, primeiro vamos falar da CNH.

O aplicativo permite o fácil compartilhamento das informações contidas na carteira, isso inclui a exportação para PDF com a assinatura digital.

Além desses fatores você consegue fazer a validação eletrônica dos dados de outra CNH digital ou impressa, que permite conferir a autenticação do documento, que pode ser feito por meio e um Qr Code e assinatura digital.

Em situações de perda, é possível usar o aplicativo para a recuperação eletrônica de seu documento para um outro aparelho celular, sem precisar que o cidadão compareça a um posto de atendimento. Em questão de segurança, a carteira digital é vinculada a apenas um smartphone por vez, como os aplicativos de banco.

Na versão da CRLV não é tão diferente, ele só será expedido após o pagamentos de todos os débitos relativos a tributo, como seguro obrigatório, IPVA, licenciamento e multas de trânsito e ambientais. Após os débitos quitados, o aplicativo fica disponível automaticamente, permitindo a emissão e a impressão do documento.

No aplicativo eletrônico, a CRLV traz todas as informações inseridas no papel e possui a mesma validade jurídica da versão física. O documento digital é protegido por senha de acesso contendo quatro dígitos, que é exigida pelo login na Carteira Digital de Trânsito. O meio de acesso também é possível pela impressão digital que alguns smartphones já contém.

O sistema de fiscalização também é parecido com a da CNH digital, possuindo um sistema de leitor do Qr Code em fiscalizações de trânsito, que após realizar a leitura, permitirá saber se o documento é verdadeiro ou falso, evitando algumas fraudes.