Saiba quais são os tipos de Seguro Rural no Brasil.
O seguro agrícola é responsável por cobrir as perdas que podem ocorrer em explorações agrícolas, principalmente devido a fenômenos meteorológicos.
Ele protege a vida das plantas desde o início do seu crescimento até a colheita, incluindo riscos externos, como incêndios, chuvas fortes, granizo, geada, seca, entre outros.
O seguro pecuário tem como objetivo cobrir os danos diretos ou indiretos causados aos animais destinados ao consumo e/ou produção, incluindo as fases de cria, recria e engorda, bem como os animais de trabalho.
Animais destinados a atividades reprodutivas também podem ser cobertos por este seguro.
O seguro aquícola garante indenização por morte e outros riscos inerentes a animais aquáticos, como peixes e crustáceos, em consequência de acidentes e doenças.
O seguro de benfeitorias e produtos agropecuários tem como objetivo cobrir perdas e danos relacionados às atividades agrícolas, pecuárias, aquícolas ou florestais que não tenham sido oferecidos como garantia em operações de crédito rural.
O seguro de penhor rural é responsável por cobrir perdas e danos causados a bens diretamente relacionados às atividades agrícolas, pecuárias, aquícolas ou florestais que tenham sido oferecidos como garantia em operações de crédito rural.
O seguro de florestas garante o pagamento de indenização por prejuízos causados em florestas seguradas, identificadas e caracterizadas na apólice, desde que os prejuízos tenham sido causados diretamente por um ou mais riscos cobertos.
Por fim, o seguro de vida é destinado a produtores rurais devedores de crédito rural, com vigência limitada ao período de financiamento e beneficiário sendo o agente financiador.