Por Fusne.com
11/07/2023
O SCD-1, conhecido como Satélite de Coleta de Dados, foi concebido, fabricado e operado por cientistas brasileiros no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e lançado ao espaço em 1993.
A longevidade impressionante do SCD-1 permitiu que ele superasse outros satélites, incluindo aqueles da renomada agência espacial norte-americana, a NASA, estabelecendo, assim, um recorde mundial.
Este satélite é atualmente o equipamento de observação da Terra em operação há mais tempo. Entretanto, essa “joia clássica” está começando a perder potência e, frequentemente, requer um estímulo para continuar operando.
O SCD-1 é responsável por coletar informações cruciais, como umidade do ar, velocidade do vento e pressão atmosférica, que são fundamentais para a previsão do tempo e o monitoramento ambiental.
No centro de controle de satélites do Inpe, um computador recebe constantemente os dados sobre a saúde desse “vovô dos satélites”, semelhante a um prontuário médico.
Mesmo com sua energia diminuindo e sendo gradualmente substituído por equipamentos mais modernos, o SCD-1 é motivo de orgulho para todos aqueles que o acompanharam desde o seu lançamento.
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.