Por Fusne.com

05/04/2023

Pode parcelar compras via PIX? Entenda a proposta.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou em uma entrevista nesta terça-feira (4) que teve uma conversa com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a possibilidade de permitir o parcelamento de operações realizadas via PIX no débito.

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central em 2020, que permite transferências e pagamentos de forma rápida e segura 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A proposta de permitir o parcelamento de compras com o PIX foi discutida entre Haddad e Campos Neto durante uma reunião realizada na segunda-feira (3) no Ministério da Fazenda. Além dessa questão, outros assuntos também foram abordados no encontro, de acordo com Haddad.

Acredita-se que o parcelamento de operações com o PIX pode ter um impacto positivo nas condições de crédito do país. Isso porque possibilitaria aos consumidores a flexibilidade de dividir suas compras em parcelas, o que poderia estimular o consumo e impulsionar a economia.

No entanto, ainda não foram divulgados detalhes sobre como o parcelamento via PIX seria implementado e quais seriam as regras e condições aplicáveis.

É importante ressaltar que qualquer mudança no sistema de pagamentos PIX deve ser avaliada cuidadosamente pelo Banco Central, levando em consideração os impactos econômicos e financeiros, bem como a segurança e eficiência do sistema como um todo.

Essa proposta do parcelamento de compras via PIX ainda está em fase de discussão e análise, e é necessário aguardar novos desenvolvimentos para entender como isso poderá afetar o sistema financeiro e os consumidores no Brasil.

É importante ficar atento às informações oficiais divulgadas pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda para obter atualizações sobre esse assunto.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.