Nesta terça-feira (2), o relator do Projeto de Lei das Fake News, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), pediu que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), retire da pauta o projeto que estabelece regras de combate às fake news.
No entanto, diante da incerteza de que o texto tenha votos suficientes para aprovação e a pedido de outros deputados para maior tempo de análise, Silva solicitou o adiamento da discussão do projeto.
Segundo ele, ainda existem algumas sugestões que precisam ser analisadas para garantir que a lei tenha mecanismos efetivos de fiscalização e cumprimento.
Embora o adiamento seja uma possibilidade, alguns líderes partidários são a favor da votação imediata do projeto, argumentando que ele é urgente e necessário para combater a disseminação de notícias falsas e proteger a sociedade.
Por sua vez, Lira disse que vai ouvir os líderes sobre o pedido de adiamento do projeto, mas reiterou que colocar ou não o projeto em votação é uma prerrogativa da presidência da Casa. Ele também afirmou que está sendo justo com o país, evitando radicalismos.