Por Fusne.com

10/03/2023

O Ministério Público do Distrito Federal solicitou a condenação de Nelson Piquet por prática de racismo contra Lewis Hamilton.

Na última quarta-feira, o Ministério Público do Distrito Federal (MP-DTF) solicitou a condenação de Nelson Piquet em um processo movido por entidades sociais em julho de 2022.

O processo é resultado de falas racistas e homofóbicas proferidas pelo ex-piloto de F1 contra Lewis Hamilton durante entrevistas em 2021. Piquet utilizou um termo racista para se referir ao heptacampeão da Mercedes e, como resultado, é passível de responsabilidade civil por ato ilícito e pode ser condenado a pagar uma indenização de R$ 10 milhões.

O portal ge.globo obteve acesso ao parecer do caso avaliado pela Promotora de Justiça Polyanna Silvares de Moraes Dias.

O documento, que está sendo julgado na Terceira Vigésima Vara Cível de Brasília, destaca que a defesa de Nelson Piquet tentou argumentar que suas falas não configuraram racismo e que ele já havia se desculpado publicamente de forma espontânea, embora tenha posteriormente voltado atrás em sua retratação.

A entrevista em que Nelson Piquet fez referência a Lewis Hamilton ganhou notoriedade em junho do ano passado, quando trechos da entrevista foram divulgados na internet.

Durante uma entrevista concedida a um canal de vídeo no final de 2021, o ex-piloto mencionou Hamilton duas vezes como "neguinho" ao comentar a colisão entre o heptacampeão e Max Verstappen, atual bicampeão e seu genro, durante o GP da Inglaterra de 2021.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.