Por Fusne.com

09/12/2022

O que é e como funciona o Cashback

Na hora de realizar qualquer compra, todos os benefícios possíveis são válidos: parcelamentos, descontos, clubes de fidelidade e até mesmo as milhas do cartão de crédito que podem ser trocadas por inúmeras coisas!

Com o passar dos últimos anos, uma nova modalidade de benefício vem se instaurando principalmente nas compras digitais, afinal, você com toda a certeza já ouviu falar no Cashback.

Mas afinal, você sabe como o sistema funciona? Qual a lógica por trás dele? Então hoje vamos te mostrar tudo que você precisa saber para entender de fato o que é o cashback!

Ao contrário do que muitos pensam, o cashback não surgiu recentemente, muito pelo contrário! Este conceito foi criado em 1998 pela empresa americana Ebates, que visava oferecer tal benefício para as empresas.

Anos depois, a empresa foi comprada pela japonesa Rakuten, que a renomeou para Rakuten Rewards e a mesma continua em atividade até os dias atuais.

No Brasil, a ideia do cashback chegou em 2011 através da Méliuz, mas a modalidade de recompensas começou a ser mais utilizada a partir de 2019, com um aumento exponencial nas compras online que, atreladas a pandemia, ganharam ainda mais força no mercado.

Agora que você já sabe como surgiu o cashback, nada mais justo do que saber o que ele é, certo? A tradução literal seria “dinheiro de volta”, ou seja, de forma resumida, você recebe parte do dinheiro de sua compra de volta!

Por exemplo, vamos supor que você faça uma compra de 100 reais em uma plataforma digital e que o cashback oferecido seja de 3%, ao final daquela compra, você receberá da empresa 3 reais! Caso o valor seja de 200 reais, receberá 6 reais, 1000 reais, 30 reais e por aí vai!

A primeira vantagem do cashback, por tudo que foi dito, é um tanto quanto obvia: ter seu dinheiro de volta!

Existem duas formas de recuperar parte do seu dinheiro, sendo a primeira ou recebendo ele em sua conta bancária para gastar com o que quiser ou receber em uma carteira da loja para gastar em mais produtos na mesma, ficando a critério da empresa estabelecer como funcionará seu programa.