Por Fusne.com

08/11/2022

Você pode pedir seu visto para procurar trabalho em Portugal

Você tem o sonho de trabalhar fora do Brasil? Conheça o novo visto para procurar emprego em Portugal.

Portugal está relaxando as regras para isenção de vistos porque eles estão com falta de mão de obra, pra você ter uma ideia, só no setor de turismo são 50 vagas em aberto, por isso o governo colocou em vigor essas novas regras.

Uma das novidades é o chamado “nômade digital”, quem trabalha para uma empresa de Portugal pela internet pode ir para o país, legalizando assim o trabalho lá.

Mas para isso tem algumas regrinhas, como comprovar que recebe mensalmente o equivalente a R$ 14.000, cerca de 4 salários mínimos de Portugal.

Pelas novas regras, será preciso comprovar ter uma poupança de pelo menos três salários mínimos de Portugal (2.115 euros ou R$ 10,9 mil) para permanecer em território luso por até 180 dias, sendo 120 prorrogáveis por mais 60, para procurar emprego. É necessário, ainda, fazer uma inscrição prévia no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os imigrantes que conseguirem trabalho terão direito a uma autorização de residência com validade inicial de dois anos.

Aqueles que não tiverem a renda mínima disponível para bancar as despesas em Portugal poderão apresentar um termo de responsabilidade assinado por um cidadão português ou por algum estrangeiro habilitado a viver no país. Nesse documento, o responsável se compromete a arcar com eventuais despesas com alimentação e moradia do candidato a um emprego em Portugal, desobrigando o governo de possíveis ônus.