New START: Putin cancela acordo nuclear com os EUA
Nesta terça-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a suspensão da participação da Rússia no último tratado de controle de armas nucleares com os Estados Unidos.
Putin alertou Washington de que a Rússia disponibilizou novas armas estratégicas para combate.
"Sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas", disse Putin.
Apesar de terem vastos arsenais de armas nucleares remanescentes da Guerra Fria, Rússia e Estados Unidos possuem um acordo que limita a quantidade dessas armas, o New START, que foi assinado em 2010 e deveria ser válido até 2026.
Além disso, Putin anunciou a implementação de um novo tipo de armamento, mas não forneceu detalhes sobre quais sistemas foram adotados, nem se essas armas seriam nucleares.
"É claro que não faremos isso primeiro. Mas se os Estados Unidos realizarem testes, então nós o faremos. Ninguém deve ter ilusões perigosas de que a paridade estratégica global pode ser destruída", disse o presidente russo.
Segundo o líder russo, algumas pessoas em Washington estão considerando a retomada de testes nucleares. Por esse motivo, Putin afirmou que o Ministério da Defesa russo e a corporação nuclear devem estar preparados para realizar testes nas armas nucleares russas, se necessário.