Por Fusne.com

26/02/2023

Nesta segunda começa a aplicação da vacina bivalente

Imunizante pode aumentar a imunidade contra a cepa original do vírus.

Com informações da Agência Brasil.

A partir desta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde iniciou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em todo o país.

De acordo com o ministério, o imunizante é capaz de melhorar a imunidade contra a cepa original do vírus e também contra a variante Ômicron, além de possuir perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

A vacina bivalente contra a Covid-19 será aplicada inicialmente somente nos grupos de risco, seguindo a divisão anunciada pelo Ministério da Saúde.

Na fase 1, a imunização será destinada a pessoas acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Na fase 2, serão vacinadas pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Na fase 3, gestantes e puérperas serão imunizadas, e na fase 4, serão vacinados os profissionais de saúde.

No Brasil, duas vacinas bivalentes produzidas pelo laboratório Pfizer receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.

Essas vacinas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.