O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não tem planos de vender empresas públicas durante sua gestão.
Com informações da Agência Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua visita a Portugal, afirmou que o governo brasileiro não pretende privatizar empresas públicas e busca atrair investimentos em novos negócios, especialmente na área de energias renováveis.
Ele participou do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, em Matosinhos, região da cidade do Porto, onde discursou para cerca de 200 empresários portugueses e brasileiros.
Lula criticou a privatização de empresas ocorrida nos últimos governos, como a venda da Eletrobras, e afirmou que um presidente precisa atrair capital externo oferecendo credibilidade e estabilidade política, social e jurídica.
Ele ressaltou que a venda de patrimônio não melhorou a qualidade dos serviços e enfatizou que o governo não tem interesse em vender empresas públicas, mas sim em estabelecer parcerias com o setor privado.
Além das 14 mil obras paralisadas que devem ser retomadas, o governo está apostando na indústria de hidrogênio verde no Nordeste do país e na construção de usinas eólicas, de biomassa e energia solar em parceria com empresas de diversos países.
O presidente destacou que o Brasil busca construir políticas de parceria e não quer ter relações hegemônicas com ninguém. O objetivo é atrair investimentos para a criação de novos empreendimentos e não vender empresas que já existem.
Lula afirmou que o Brasil quer construir aquilo que falta fazer e não vender aquilo que já está pronto. Ele espera que os empresários portugueses e brasileiros estabeleçam parcerias para desenvolver novos negócios no país.