Por Fusne.com

27/12/2022

Kombucha: benefícios, perigos e como fazer

Com informações da Agência Brasília.

Kombucha, um probiótico (produto com microrganismos vivos) que, além do sabor, traz benefícios à saúde.

Uma bebida com vários benefícios nutricionais está conquistando o paladar da população: a kombucha — um chá fermentado e produzido artesanalmente que já pode ser encontrado em feiras e mercados da capital federal. Seus principais benefícios estão relacionados ao bom funcionamento do aparelho digestivo.

O chá preto e o açúcar são os ingredientes mais usados para fazer o kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes, como agave, mel, chá verde, oolong, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre.

O kombucha pode ser consumido diariamente, substituindo sucos e chás, em qualquer horário do dia, em jejum, antes ou depois das refeições ou até mesmo antes das atividades físicas, por exemplo.

Ingredientes do Kombucha Agora veja a lista de ingredientes e substituições possíveis para preparar o seu kombucha: – 1 litro de água mineral – 5g de folhas de chá verde ou preto (pode substituir por mate) – 50g de açúcar (pode ser cristal, mascavo ou demerara) – 1 SCOBY  (40 a 60g por litro de chá) – 100 ml de kombucha pronto (pode substituir por vinagre)

Depois de uma semana, você deverá conferir se a nova mãe do kombucha possui um bom aspecto, gelatinoso e claro. Em alguns casos, pode apresentar aspecto nebuloso. Também é necessário provar o kombucha para saber se a bebida está pronta. O sabor deve ser ligeiramente ácido, porém ainda adocicado.