Por Fusne.com

15/03/2023

Entenda as novidades na declaração do Imposto de Renda 2023.

Com informações da Agência Brasil.

A partir desta quarta-feira (15), é hora de encarar o Leão e fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023.

A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações este ano, o que é mais do que o recorde do ano passado, quando eles receberam 36.322.912 documentos.

A partir deste ano a declaração do Imposto de Renda vai ter um prazo novo. Agora vai de 15 de março até 31 de maio. A Receita mandou avisar que teve que mudar isso aí pra todo mundo poder usar a declaração pré-preenchida no primeiro dia de entrega.

O aplicativo “Meu Imposto de Renda” está disponível para celulares Android e iOS e computadores com Windows, Mac e Linux. Além disso é possível usar a ferramenta online no site do Governo.

Uma outra mudança importante é a flexibilização da obrigatoriedade da declaração para quem tem investimentos na bolsa de valores. Agora, só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Essa mudança alivia a carga de trabalho para muitos contribuintes que investem em ações e tinham a obrigação de preencher a declaração, mesmo que não tenham tido lucro.

Quem declarar a chave Pix do tipo CPF no campo destinado à conta bancária na aba “restituição” e quem usar a declaração pré-preenchida terão prioridade no pagamento.

Esses contribuintes receberão nos primeiros lotes, desde que respeitadas às prioridades legais (idosos a partir de 80 anos, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério).

Segundo a Receita, o pagamento ocorrerá mais rápido via Pix porque muitos contribuintes informam errado o número da conta-corrente destinada à restituição. Neste ano, ainda não será possível informar chaves Pix aleatórias, endereços de e-mail ou números de telefone na declaração do Imposto de Renda.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.