INSS cancela consignado: entenda nova polêmica

Por Fusne.com / Alan Corrêa

06/08/2025

Toque para ver mais

O INSS suspende o crédito consignado de 8 instituições financeiras por descumprirem acordo de proteção aos aposentados e não aderirem ao Não Me Perturbe, que barra ligações abusivas.

Mesmo sem usar telemarketing, bancos como o BNB e o Banco Seguro não formalizaram adesão à ferramenta, o que levou ao rompimento temporário do convênio com o INSS.

Os contratos de crédito já existentes continuam válidos, mas as instituições estão proibidas de oferecer novos empréstimos ou refinanciamentos com desconto em folha.

A lista inclui empresas como CDC, HBI, Valor Financiamentos, Via Certa e Casa do Crédito. Algumas iniciaram o processo para reverter a decisão.

O Banco do Nordeste informou que está contratando o serviço exigido pelo INSS, mesmo não ofertando crédito por telefone, e espera reativar o convênio em breve.

A Febraban e outras entidades disseram entender a posição do INSS, reforçando o compromisso com o respeito aos direitos dos beneficiários da Previdência.

O objetivo do INSS é proteger aposentados de assédio comercial por meio de telefonemas insistentes, exigindo das empresas uma postura mais responsável e transparente.