Por Fusne.com

12/03/2023

Plataforma online mapeará obras paradas em estados e municípios.

Com informações da Agência Brasil.

A partir de agora, é possível para Estados e municípios indicar ao governo federal as obras que estão paralisadas e precisam ser retomadas com urgência.

A plataforma Mãos à Obra começou a funcionar na última sexta-feira (10) e consiste em um sistema de monitoramento que permitirá que os governos locais atualizem um banco de dados com informações sobre os empreendimentos inacabados ou paralisados em suas respectivas regiões.

A plataforma foi criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em um prazo inferior a 30 dias e tem como objetivo indicar ao governo federal quais projetos devem ser retomados com maior urgência, permitindo uma identificação e mapeamento mais eficiente das prioridades.

De acordo com o Serpro, os projetos relacionados à saúde, educação, esporte e cultura devem ser priorizados pelos prefeitos e governadores. A lista de prioridades também deve incluir a construção de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e projetos do Ministério das Cidades.

Os administradores dos municípios e estados têm até o dia 10 de abril para atualizar as informações. As solicitações serão atendidas de acordo com a ordem em que forem recebidas.

A prefeitura ou governo estadual que inserir os dados no banco de dados primeiro terá a sua solicitação de projeto analisada mais rapidamente, tendo uma posição equivalente na fila de análise.

Segundo o Serpro, a plataforma Mãos à Obra foi criada em um período de tempo extremamente curto, graças ao uso da tecnologia LowCode, que permite a aceleração do desenvolvimento de aplicativos e websites, e da arquitetura WebApp, que amplia a acessibilidade e interatividade com os usuários, tanto em navegadores web quanto em dispositivos móveis.

De acordo com informações do Serpro, durante a concepção e prototipagem do produto, foi necessário utilizar intensivamente ferramentas de UX para garantir uma experiência mais fluida e intuitiva para os usuários do serviço.

Além disso, foram empregadas técnicas de ciência de dados para apoiar o processo de recebimento, validação, cruzamento e consolidação das diversas bases de dados utilizadas.

A plataforma Mãos à Obra foi desenvolvida com integração ao Portal Gov.Br, permitindo que os usuários possam utilizar o login único do governo federal para acessar a ferramenta.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.