Por Fusne.com

18/03/2023

Forças armadas: Brasil faz operação com França, Guiana e Suriname 

Com informações da Marinha.

A primeira edição da Operação Combinada "Fer de Lance" entre militares do Brasil, França, Guiana e Suriname chegou ao fim neste sábado (18).

Durante a operação, que começou em 11 de março na Guiana Francesa, foram realizados exercícios militares para simular uma intervenção em um país fictício com militares reduzidos.

O navio de apoio oceânico "Iguatemi", da Marinha do Brasil, participou da operação.

A região onde ocorreram as manobras militares é frequentemente alvo de operações de combate às atividades ilegais de garimpo e pesca. Essa área se estende desde a região do Oiapoque, no extremo norte do Brasil, até a fronteira com o Suriname, incluindo o litoral da Guiana Francesa.

As Forças Armadas do Brasil e da França estão particularmente atentas a essa ampla zona do Atlântico. Na Guiana Francesa, que é um território ultramarino da França, o país europeu mantém um Centro Espacial em Kourou, que serve como base de lançamento de foguetes.

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar a cooperação regional, a Operação "Fer de Lance" é o maior exercício militar conjunto realizado pela França na América do Sul. A segunda edição desse evento está programada para acontecer em 2025.

"Na maior parte do evento, nós realizamos a chamada interdição de área marítima, que vem a ser o controle rigoroso de uma área, onde todas as embarcações que trafegarem por ali têm que ser positivamente identificadas. Durante esse evento, nós simulamos outros exercícios, como a necessidade de realizar tiro real, enviamos um grupo especial para efetuar revista em uma embarcação que estava, simuladamente, carregando material ilícito. Estou certo que, ao final de exercício, nossa interoperabilidade saiu fortalecida", afirma o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.