Governo aumenta em mais de 1 milhão vagas em escolas de tempo integral.
Com informações da Agência Brasil.
fusne.com
O governo federal lançou nesta sexta-feira (12) um novo programa que tem como objetivo aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro de Eventos de Fortaleza, com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Dados do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2022 mostram que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública caiu de 17,6% em 2014 para 15,1% em 2021.
A meta do PNE é oferecer educação em tempo integral em pelo menos metade das escolas públicas, com atendimento de no mínimo 25% dos alunos.
Para ampliar a oferta de vagas em tempo integral, a Presidência da República anunciou que serão repassados R$ 4 bilhões a estados e municípios.
Esse valor será destinado à ampliação das vagas em escolas com jornada superior a sete horas diárias.
A transferência de recursos será realizada com base na quantidade de matrículas pactuadas entre o Ministério da Educação e as gestões estaduais e municipais, por meio do Simec.
Além disso, o programa prevê a formação de educadores, orientações curriculares, incentivo a projetos inovadores e a criação de indicadores de avaliação de desempenho.
Com isso, busca-se melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas em tempo integral, visando a formação de cidadãos mais capacitados e preparados para o futuro.