Por Fusne.com

23/01/2023

Eleites: Agência Brasil usa linguagem neutra em texto

Com informações da Agência Brasil.

A produtora estatal de notícias Agência Brasil usou linguagem neutra em texto sobre reunião de Parlamentares.

"Parlamentares eleites reúnem-se pela primeira vez em Brasília", este foi o título da matéria publicada pela agência nacional.

A Agência Brasil, mídia veiculada à comunicação oficial do governo Lula (PT), virou alvo de críticas por parte de parlamentares bolsonaristas após publicar uma notícia com o uso da linguagem neutra.

Em reportagem sobre um encontro entre novos políticos LGBTQIAP+, a produtora se referiu ao grupo como "parlamentares eleites", substituindo o artigo masculino do adjetivo.

O título da reportagem viralizou e recebeu comentários irônicos de nomes conservadores, por outro lado recebeu elogios da comunidade que apoia a linguagem neutra.

Na sexta-feira (20) e sábado (21), novos congressistas se reuniram pela primeira vez em Brasília. Nomes como Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) compareceram ao evento. De acordo com a reportagem da Agência Brasil, a linguagem neutra foi usada no texto por um pedido de Carolina Iara (PSOL-SP), parlamentar estadual intersexo.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.