Por Fusne.com

30/04/2023

A prova do concurso público para os Bombeiros do Rio foi suspensa pela Justiça.

Com informações da Agência Brasil.

A prova do concurso público para preencher cargos de soldado no Corpo de Bombeiros Militar, que estava agendada para o dia 30 de abril, foi suspensa pela Justiça do Rio de Janeiro.

A suspensão ocorreu devido ao fato de que o edital exigia a entrega de exame de sorologia para HIV.

A decisão da Justiça também determinou que o Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Social de Desenvolvimento Universal (IUDS), organizador da seleção, reabram as inscrições do concurso pelo prazo mínimo de cinco dias.

A decisão de suspender a prova do concurso público para os Bombeiros do Rio foi tomada em resposta a um pedido da 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, com o apoio do Núcleo de Articulação e Integração.

A exigência de entrega do exame de sorologia para HIV foi considerada desarrazoada e segregadora pela magistrada responsável pela decisão, que destacou a violação do princípio da dignidade da pessoa humana.

No dia 27 de abril, a 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital obteve uma decisão liminar que determinava a suspensão da exigência do exame de sorologia para HIV no concurso dos Bombeiros do Rio. No entanto, o pedido de suspensão do concurso e de reabertura das inscrições foi negado naquela ocasião.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.