Por Fusne.com

04/02/2023

Balão chinês misterioso é derrubado pelos EUA

A China afirma que o objeto visto é apenas um dirigível de pesquisa meteorológica que saiu do curso.

Já Biden anunciou que foi informado sobre isso na quarta-feira (1º) e solicitou que fosse derrubado rapidamente.

No sábado (4), os Estados Unidos derrubaram um objeto suspeito de ser um balão espião chinês na costa da Carolina do Norte e do Sul, depois que ele voou por áreas militares sensíveis na América do Norte, tornando-se o mais recente ponto de tensão entre os EUA e a China.

Um caça F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA, ao ordem do Presidente Joe Biden, abateu o balão chinês na costa da Carolina do Sul.

Uma operação foi realizada nas águas territoriais dos EUA no Atlântico para recuperar os restos do objeto, que estava voando a cerca de 60 mil pés e tinha o tamanho aproximado de três ônibus escolares.

A Administração Federal de Aviação e a Guarda Costeira colaboraram para desobstruir o espaço aéreo e a superfície marítima abaixo do objeto quando ele chegou ao oceano. Imagens televisadas mostraram uma pequena explosão, seguida pela descida do objeto em direção à água.

Jatos militares dos EUA foram vistos voando nas proximidades, e navios foram posicionados para auxiliar na operação de recuperação.

As autoridades planejaram otimizar o tempo para recuperar o máximo de destroços antes que eles se submergissem no oceano. O Pentágono havia previamente estimado que a área de destroços seria considerável.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.