Por Fusne.com

13/11/2022

App Mastodon  tem ganhado usuários depois que Musk comprou o Twitter

Mastodon, a rede social que não está à venda.

"Seu feed inicial deve ser preenchido com o que mais lhe importa, não com o que uma empresa pensa que você deve ver. Meios de comunicação social radicalmente diferentes, de volta às mãos do povo", informa o site.

Os descontentes com a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk já tem uma nova casa para colocarem suas opiniões, a rede social Mastodon.

Mastodon é uma rede social que faz parte do Fediverso, uma rede descentralizada e interligada de servidores operados de maneira independente.

O Mastodon tem recursos de microblogging semelhantes ao Twitter. Cada usuário é um membro de um determinado servidor Mastodon, conhecido como uma "instância" do software, mas pode se conectar e se comunicar com outros usuários em outras instâncias também. Usuários postam mensagens curtas chamadas "toots" que outros usuários podem ver, dependendo das configurações ajustáveis de privacidade do usuário e da sua instância em particular. O mascote do Mastodon Proboscidean marrom ou cinza, por vezes, representado usando um tablet ou smartphone.

O software procura distinguir-se do Twitter por ser voltado para pequenas comunidades independentes e, portanto, baseado em comunidade, em vez de cima para baixo, com a moderação e a operação de serviço através de colaboração, mas não diretamente dependente uns dos outros.

Como o Twitter, o Mastodon suporta mensagens diretas, privadas entre os usuários, mas ao contrário de "tweets" postados no Twitter, os "toots" do Mastodon podem ser privados ou públicos.