Por Fusne.com

04/05/2023

Ágata Conjunta: Forças Armadas fazem operação na tríplice fronteira.

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira iniciaram a Operação “Ágata” – Comando Conjunto Uiara –, em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

Com o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais e intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira.

A operação ocorre na tríplice fronteira e conta com a participação de um Navio-Patrulha Fluvial, um Navio de Assistência Hospitalar e uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, que realizam ações de Patrulha, Patrulhamento, Inspeção Naval, Assistência Hospitalar, além de Ações Cívico-Sociais na fase inicial.

A presença do Estado na fronteira é importante para combater crimes transfronteiriços que ocorrem na região.

Além disso, a operação também tem como objetivo proteger o meio ambiente, combatendo atividades ilegais como a extração ilegal de madeira e a pesca predatória.

A ação é coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração de diversos órgãos governamentais.

As ações da Operação “Ágata” visam garantir a segurança na fronteira e a proteção do meio ambiente, além de intensificar a presença do Estado em áreas estratégicas do país.

A participação de diferentes forças armadas e agências governamentais demonstra a importância da cooperação e do trabalho conjunto na promoção da segurança e do bem-estar da população.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.