Por Fusne.com

18/08/2022

Abono salarial PIS Pasep 2023 começa a ser pago em todo o Brasil.

Com informações de Brasil 61 

Os pagamentos do abono salarial PIS-Pasep referente ao ano-base 2021 começaram na quarta-feira (15).

Estima-se que cerca de 22,9 milhões de trabalhadores receberão o benefício neste ano, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada receberão pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal.

Os outros 2,5 milhões terão direito ao abono pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), e receberão pelo Banco do Brasil.

Conforme orientação do doutor em Economia e professor da Universidade Mackenzie, Hugo Garbe, os trabalhadores endividados devem priorizar o uso desse pagamento para quitar suas dívidas, especialmente aquelas com taxas de juros mais elevadas, como é o caso do cartão de crédito, que possui uma das taxas mais caras do Brasil.

Segundo o economista, o segundo passo é reservar uma parte desse dinheiro para criar uma reserva de emergência. "É importante guardar essa quantia para momentos importantes da vida, como problemas de saúde ou desemprego", explica.

Têm direito ao benefício os trabalhadores que, no ano-base 2021, trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada, recebendo até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado.

Além disso, é necessário estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.