Por Fusne.com

21/11/2022

112º Aniversário de Virgínia Leone Bicudo

Virgínia Leone Bicudo foi homenageada nesta segunda-feira (21) com um doodle especial na página inicial do Google.

Virgínia Leone Bicudo (São Paulo, 1910 – 2003) foi uma socióloga e psicanalista brasileira, a primeira não médica a ser reconhecida como psicanalista, tornando-se essencial para construção e institucionalização da psicanálise no Brasil.

No campo da Sociologia, foi pioneira ao tratar do estudo das relações raciais como tema de sua dissertação de mestrado em 1945.

Participante do Projeto UNESCO no Brasil, coordenado por Roger Bastide e Florestan Fernandes, escreveu o relatório "Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relação com a cor dos seus colegas", publicado em 1953, na Revista Anhembi.

Foi uma das primeiras professoras universitárias negras no Brasil, lecionando na Universidade de São Paulo, na Santa Casa e na Escola Livre de Sociologia e Política.

Virgínia Bicudo trabalhou de diversas maneiras para a difusão da Psicanálise no Brasil.

Redigiu colunas na imprensa, defendendo suas ideias sobre a função social do psicanalista e participou da fundação da Sociedade de Psicanálise de Brasília. Colaborou também na criação da Revista Brasileira de Psicanálise (RBP). Em editorial de 2004, essa revista se referiu a ela como "uma das primeiras psicanalistas brasileiras com trânsito e publicações internacionais".