Rei Charles III foi coroado no sábado (6), na Abadia de Westminster, confira 10 curiosidades sobre a coroação.
fusne.com
Charles III usou a coroa de São Eduardo, que tem mais de 1.000 anos de história e é considerada a mais importante da coleção de coroas britânicas.
Este foi o único momento na vida em que ele usou a coroa. A Coroa de Santo Eduardo é reservada exclusivamente para a coroação do novo monarca.
Elizabeth II, mãe de Charles III, foi coroada em 1953. A coroação de Charles foi a primeira vez em 70 anos que um novo monarca foi coroado na Inglaterra.
Antes de ascender ao trono, Charles detinha títulos como Príncipe de Gales e Duque da Cornualha.
Os custos da coroação foram suportados pelos cofres públicos do país, o que gerou descontentamento em uma parcela da população britânica.
Confeccionado em 1821 com tecido de ouro, o Manto Imperial é a peça mais antiga utilizada na coroação da família real britânica.
Um detalhe curioso é o óleo utilizado na unção do monarca. Em cerimônias anteriores, utilizou-se âmbar cinza extraído de intestinos de baleia, enquanto na de Charles, optou-se por um vegano.
Charles e Camilla fizeram o trajeto de volta em uma carruagem de ouro, com 260 anos, mas sem amortecedores , o que deixa tudo muito desconfortável. Na ida utilizaram uma mais confortável.
O cortejo incluiu a participação de soldados e guardas reais, além de carruagens e cavalos enfeitados.
O cetro de ouro usado por Charles III na coroação tem mais de 1,3 m de comprimento e é adornado com diamantes, esmeraldas e rubis.