Você já pensou em ser um ativista climático?

Ser um ativista climático é lutar pelo planeta e garantir um futuro mais sustentável, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode se tornar um. Essa é uma tarefa para toda a humanidade.
Publicado em Ciência dia 31/03/2020 por Alan Corrêa

Ser um ativista climático é lutar pelo planeta e garantir um futuro mais sustentável, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode se tornar um. Essa é uma tarefa para toda a humanidade.

A ativista climática Luisa Neubauer explica em uma palestra TED de julho de 2019 o porque todos nós devemos ser um ativista climático.

4 passos para você se tornar um ativista climático

Assim como a famosa Greta Thunberg, Luisa Neubauer é uma ativista climática, escritora e líder do movimento internacional “Fridays for Future” (sextas-feiras para o futuro), uma importante greve escolar que protesta contra a falta de ação sobre a crise climática.

Por mais que já esteja visível os efeitos da crise climática, os dados por trás mostra que estamos acelerando neste desastre em um ritmo muito rápido.

“Estamos em um ponto da história que a força mais destrutiva no planeta é a própria humanidade. Estamos em um ponto da história em que nenhum cientista poderá garantir que iremos sobreviver a isso. Estamos em um ponto da história que a humanidade está criando um ambiente que não é mais seguro para os seres humanos.” Disse Luisa Neubauer.

Claro que tem uma certa preocupação por parte dos líderes de todo o mundo, mas não está sendo o suficiente, os gráficos climáticos continuam subindo ao topo, quebrando recordes todos os anos. Os cinco anos mais quentes já registrados foram os cinco últimos anos, e em nenhum momento emissões globais têm sido superiores às emissões de hoje. Existem instalações de energia eólica e energia solar em todo o mundo, mas essas mudanças, mesmo sendo positivas, são muito lentas.

Se olharmos bem lá no fundo ainda é possível ver que podemos manter o aquecimento global abaixo de 2° C, tecnicamente, e também vemos que ainda é possível evitar que outros avanços desastrosos tais como a extinção em massa e degradação do solo aconteçam.

“Em qualquer caso, o mundo teria que ver mudanças das quais nunca experimentamos antes. Teríamos que descarbonizar completamente nossas economias até 2050 e transformar a distribuição de poderes, que hoje permite aos gigantes dos combustíveis fósseis e líderes políticos que fiquem no topo do jogo. Estamos falando nada menos do que a maior transformação desde a Revolução Industrial. Estamos falando, pode-se dizer, de uma revolução climática em um período mínimo de tempo.” Complementa a ativista Luisa Neubauer.

Para começar uma mudança algumas coisas deve-se levar em conta, vamos à elas:

1º – Coloque em mente que um ativista climático pode ser todo mundo, todos que visam a proteção de ambientes naturais.

2º – Saiam da zona de conveniência, longe de tudo aquilo que diz: viva como se não houvesse um amanhã. O fato é que devemos nos importar com o amanhã sim, para isso, comece mudando hoje, mobilize as pessoas ao seu redor, fale sobre a importância disso. Você lê jornal ou escreve para um? Se sim, diga a eles que você quer que relatam isso em todas as edições, e que desafiem os tomadores de decisão em todas as entrevistas. Se você é cantor, cante sobre isso, se é professor, ensine a respeito. E se tem uma conta bancária, diga ao banco que vai cancelá-la se continuarem investindo em combustíveis fósseis.

3º – Para ajudar ainda mais a sair dessa zona de conveniência procure unir forças. Uma pessoa que pede mudanças inconvenientes é, na maior parte, inconveniente, mas se juntar 100 pessoa pedindo mudanças inconvenientes são difíceis de ignorar. Duas, cinco, dez, mil pessoas fazendo greve escolar é um movimento, e é isso que precisa fazer em todo lugar.

4º – Esse é o aspecto mais importante, para dar certo precisa que se levem a sério, ou seja, se você não for atrás de algo, as chances são maiores de que ninguém mais irá. Não fique do lado de empresas que estão lucrando com isso.

“Nunca planejei me tornar ativista climática. Mas as coisas mudaram, e agora, aqui na frente, como ativista climática, peço que se tornem um também.” Disse Luisa Neubauer.