Nesta segunda-feira, 31 de julho, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deu início ao período de inscrições para o Vestibular 2024, com a oferta de 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos.
Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) até o dia 31 de agosto. Além disso, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 192, caso o candidato não seja contemplado com a isenção.
O processo seletivo será realizado em duas fases: a primeira está prevista para o dia 29 de outubro e a segunda etapa ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro. A universidade estima que entre 60 mil e 65 mil estudantes se inscreverão nesta edição, projetando uma estabilidade ou um pequeno aumento em relação aos 61 mil candidatos contabilizados no exame anterior.
A Comvest informa que o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até o dia 8 de setembro. Já os candidatos interessados em solicitar a isenção parcial da taxa, que corresponde a 50% do valor total, poderão fazer o pedido entre os dias 2 e 4 de agosto.
Em março, a Unicamp anunciou modificações no processo seletivo, com destaque para a ampliação do número de questões na área de humanas na primeira fase, e a redução das perguntas de matemática para candidatos aos cursos de humanas/artes e biológicas/saúde na segunda etapa.
As provas do Vestibular seguirão a mesma logística do exame anterior, mas com uma alteração na aplicação. A primeira fase será realizada em 31 cidades do estado de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Porém, o município de Santa Bárbara d’Oeste (SP) não receberá as provas, sendo substituído por Americana (SP).
Nesta edição, a universidade concedeu um total de 9.888 isenções de taxa no vestibular, o segundo maior número desde a criação do programa em 2000. O recorde foi alcançado na edição de 2021, com 11.810 candidatos beneficiados pela isenção.