O mercado de SUVs vem ganhando cada vez mais força não apenas no Brasil como também no mundo inteiro. Logo, uma marca não dispor em seu portfolio de modelos um SUV é praticamente um “tiro no pé” nos dias de hoje.
A Volkswagen demorou para perceber que o segmento dos SUVS tinha um futuro tão promissor quanto o apresentado, mas nunca é tarde para se redimir. Com o T-Cross lançado ainda neste ano, os alemães preparam para o ano que vem a chegada do Nivus, um outro SUV que promete chegar com preço atrativo para o consumidor.
Quando o T-Cross foi lançado, foi anunciado em conjunto que a Volkswagen pretendia produzir um SUV coupe de menor porte para ter uma gama mais diversificada de modelos.
Logo de cara, este SUV foi denominado de T-Sport. O nome pegou e, até mesmo antes do veículo ser anunciado oficialmente, este já era o nome dado ao veículo no seio popular. Simultaneamente, a Volkswagen registrava alguns nomes no Brasil, como por exemplo o Nivus.
Acontece que, quando o T-Sport foi oficialmente anunciado, seu nome apareceu como…Nivus! Foi uma grande surpresa para todos, que juravam que o nome do veículo seria T-Sport, mas nada que tire o entusiasmo sobre o carro.
A previsão de chegada do Nivus ainda é para o segundo trimestre de 2020, mas já existem informações suficientes para termos ideia de como o veículo chegará as lojas nesse período.
Feito com base do Polo e do Virtus, o Nivus deve contar com equipamentos mesclados entre os modelos e o próprio T-Cross. Aliás, até mesmo o motor 1.0 turbo de 128 cv deve ser usado no novo SUV da marca.
Até onde sabemos, o Nivus terá as versões Comfortline e Highline, com uma previsão de preço médio de 75 a 80 mil reais na versão de entrada e de 80 a 85 mil na versão topo de linha. Uma versão de PCD também estará disponível
Mas não será apenas na aparência e na base que o Nivus terá semelhança com o Polo e cia. O entre-eixos será muito similar entre os modelos e os equipamentos oferecidos serão basicamente os mesmos, com diferenciação para o Porta-Malas, que deve abandonar os 300 L do Polo e migrar para algo maior, em torno dos 400 litros.
A ideia de trazer um SUV com preços menores para atrair um público diferente agrada a Volkswagen, e para isso eles pretendem utilizar algumas armas para tornar o veículo ainda mais atrativo, tais elas como o sistema de frenagem automática e um sistema de multimídia mais avançado que o dos seus “irmãos”.
O Nivus será produzido tanto aqui no Brasil como na Espanha para o mercado europeu, e por conta disso o mesmo foi escolhido para receber o novo símbolo da Volkswagen. O logo aparenta estar mais “clean” e com linhas tridimensionais, nada de muito gritante, porém tornando mais elegante do que o logo anterior.