A FIFA anunciou neste sábado a suspensão do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, de todas as atividades relacionadas ao futebol por um período de três meses. A medida foi tomada enquanto investiga alegações de um beijo não consensual nos lábios da jogadora Jennifer Hermoso, após a Espanha vencer a Copa do Mundo.
A suspensão imediata das atividades nacionais e internacionais foi comunicada pela entidade administrativa do futebol mundial, por meio de um comunicado emitido pelo chefe do comitê disciplinar, Jorge Iván Palacio.
A FIFA iniciou procedimentos disciplinares contra Rubiales na quinta-feira, em relação aos eventos ocorridos no último domingo em Sydney. Rubiales, por sua vez, afirmou que irá se defender para provar sua “completa inocência”.
O presidente Rubiales, de 46 anos, tem mantido uma postura desafiadora em relação ao beijo, que foi condenado como indesejado pela jogadora Jennifer, suas companheiras de equipe e pelo governo espanhol. Ele alega que o gesto foi consensual.
No mesmo sábado, a federação que ele lidera declarou seu apoio contínuo a Rubiales. Enquanto isso, grupos feministas realizaram manifestações em diversas cidades da Espanha, incluindo Madri, Santander e Logrono, pedindo a renúncia do dirigente.
Na sexta-feira, Rubiales recusou-se a renunciar, defendendo seu comportamento e argumentando que o beijo foi “espontâneo, mútuo, eufórico e consensual”. Em contrapartida, Jennifer alega que não deu consentimento ao beijo e sentiu-se “vulnerável e vítima de uma agressão”.
*Com informações da CNN.