Neste último sábado (26), o Padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, foi alvo de ameaças em um bilhete deixado à sua porta (veja imagem acima).
A mensagem, encontrada na Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada na Zona Leste da cidade, adverte que o “reinado” do religioso está próximo do fim. Além disso, o bilhete o insulta e o rotula como “defensor dos direitos de criminosos”.
O Padre Júlio entrou em contato com Osvaldo Nico Gonçalves, secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública, para relatar o incidente. Em suas palavras ao G1, ele afirmou que câmeras de segurança registraram o momento em que uma pessoa suspeita depositou o bilhete no final da tarde do sábado. Embora a identidade do indivíduo não tenha sido determinada, as imagens serão entregues às autoridades policiais.

Júlio Lancellotti é notório por sua dedicação em auxiliar pessoas em situação de rua. Em suas plataformas de mídia social, ele frequentemente denuncia casos de abuso policial e de estruturas hostis que limitam o acesso ao espaço público. Esta não é a primeira vez que ele enfrenta ameaças. Em 2018, entidades de direitos humanos encaminharam uma denúncia ao Ministério Público depois que o líder da pastoral recebeu ameaças de morte.
*Com informações do G1.
