Veja como simular a aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria é uma ação que é sustentada pela Previdência Social, e ela visa um pagamento de benefício em uma certa idade, por tempo de contribuição. Portanto, os seus beneficiários acabam recebendo esse auxílio, quando completam seu tempo de trabalho, e isso varia de acordo com cada caso.
Publicado em Trabalho dia 27/08/2021 por Alan Corrêa

A aposentadoria é uma ação que é sustentada pela Previdência Social, e ela visa um pagamento de benefício em uma certa idade, por tempo de contribuição. Portanto, os seus beneficiários acabam recebendo esse auxílio, quando completam seu tempo de trabalho, e isso varia de acordo com cada caso.

Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração na hora de contar o tempo de contribuição para a previdência social. Aqui, você vai entender o que de fato é a aposentadoria, quais são os tipos que existem e como fazer a simulação.

Entendendo como funciona tudo isso, também vamos citar alguns sistemas aqui da Previdência, para você entender como começar a contribuir, e quando é necessário começar de fato. Vem comigo que eu te explico.

Simulador de aposentadoria

Chamado de “Calculadora do INSS”, o serviço ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição). A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. Também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação.

O resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.

Através do site do governo federal, é possível acessar a ferramenta que simula a aposentadoria por tempo de contribuição.

O que é a aposentadoria?

Antes de tudo, vamos entender a sua definição, portanto a aposentadoria é um tipo de remuneração que o cidadão recebe quando completa os requisitos de tempo de contribuição, entre outros fatores que vamos citar ainda.

Então basicamente, quando o cidadão termina a sua vida “produtiva” no mercado, ele passa a ser pago mensalmente. Os valores podem ter algum tipo de variação de acordo com os casos, e com as novas leis que são atribuídas nesse processo.

Quais são os tipos de aposentadoria que existem?

Basicamente existem quatro formas do cidadão se aposentar, e aqui vamos explicar cada uma delas, vem comigo:

A primeira é a Aposentadoria por Invalidez, que consiste na incapacidade do cidadão em executar as suas atividades de trabalho, isso pode acontecer devido a algum acidente ou doença grave. Quando isso ocorre, o INSS avalia o caso e pede geralmente no mínimo 12 contribuições para iniciar o andamento do processo, e após a perícia médica, o trabalhador acaba tendo o direito ao auxílio.

Uma outra forma é a Aposentadoria por idade, que no caso das mulheres é preciso ter idade mínima de 60 anos, e no caso dos homens, 65 anos, e em ambos os casos terem pelo menos 180 contribuições. Caso o cidadão seja trabalhador rural ou esteja classificado como segurado especial, esse tempo diminui 5 anos.

A terceira é a Aposentadoria por tempo de contribuição, que consiste no tempo em que o trabalhador está “ativo” no mercado continuamente. No caso de homens, deve ter um período mínimo de 35 anos, e no caso de mulheres, 30 anos.

Por último temos a Aposentadoria Especial, nesse caso o trabalhador deve ter pelo menos 180 contribuições, e ter atuado em ramos que ele se expõe aos seguintes riscos: Biológicos, físicos, químicos, agentes nocivos, ou outra área que esteja comprovada na associação de agentes prejudiciais. Dessa forma, mediante a cada caso, é preciso que conte por períodos também, variando de 15, 20 ou 25 anos de atuação.

Sistemas que consistem na Previdência Social

A aposentadoria e os órgãos responsáveis por todas as etapas desse processo, inclusive de outras aquisições, são constituídas basicamente por 3 sistemas. É importante lembrar que isso acontece no nosso país, pois em outros lugares, os trâmites judiciais são diferentes.

Você com certeza já deve ter ouvido falar na sigla RGPS, que significa Regime Geral de Previdência Social, como o próprio nome diz, ele é responsável mais em um conceito geral, onde cuida da parte dos contribuintes obrigatórios ou facultativos.

Um outro sistema importante, é o Regime de Previdência Complementar, e ele cuida da parte de um auxilio na renda dos contribuintes facultativos, de modo complementar. O terceiro que também precisamos citar aqui é o RPPS – Regime Próprio de Previdência Social, que atua diretamente nos processos dos funcionários públicos.

Como calcular minha aposentadoria?

Existem várias calculadoras inteligentes que podem simular sua aposentadoria por tempo de contribuição. Aqui, vamos mostrar como fazer isso através do Portal Gov.br, que é o site de serviços do governo federal.

Antes de irmos ao passo a passo, é importante salientar que todos os dados que são usados para a simulação, são pegos diretamente na base de dados do INSS. Assim que iniciar o processo, é possível alterar sua data de nascimento ou incluir vínculos.

De acordo com o resultado da simulação, você pode clicar no botão de pedir aposentadoria, ou baixá-lo em PDF. Lembre-se de que foi apenas simulado, isso não significa que o processo de se aposentar já tenha iniciado.