No sábado (29), ocorreu um ato de vandalismo na Capela de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como ‘Igrejinha’, localizada na zona rural de Araras (SP). Na terça-feira (2), a Diocese de Limeira emitiu uma nota de repúdio ao ato de intolerância religiosa.
O autor do ato de vandalismo na Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada na Avenida Fábio da Silva Prado, bairro Elihu Root em Araras (SP), utilizou um maçarico para danificar a porta e invadir o local.
Dentro da capela, que pertence ao território da Paróquia São Benedito, o criminoso jogou as imagens dos santos ao chão, pichou as paredes com questionamentos às santidades e ainda escreveu que a “terra é plana” – teoria da conspiração já desmentida por especialistas.
A Polícia Civil irá investigar os crimes de ultraje a culto, pichação de monumentos urbanos e dano. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.
A Capela de Nossa Senhora da Piedade, que possui mais de 100 anos de existência, está localizada dentro de uma propriedade privada. Após o ato de vandalismo, um representante do local registrou um boletim de ocorrência.
“Estas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal àqueles que clamam a elas? Ha ha ha ha ha ha”, escreveu na parede do altar.
Além das pichações questionando as santidades, o vândalo também escreveu em outra parede dentro da capela a teoria conspiratória de que “a terra é um círculo plano com uma cúpula acima (o nosso céu)” e acrescentou “detalhe importante, a bíblia também diz que a terra é plana”, seguido de citações de versículos bíblicos. Na parede lateral do lado de fora, o criminoso escreveu “A terra é plana, pesquise”.