Vale a pena comprar um carro de luxo seminovo ou financiar um novo?

Carros
2 semanas atrás
Vale a pena comprar um carro de luxo seminovo ou financiar um novo?

Para muita gente paira a dúvida: compro um carro zero quilômetro simples, ou compro um carro de luxo usado? A resposta não é simples. Depende de cada situação financeira, do uso que se pretende dar ao veículo, fatores como seguro, manutenção e consumo de combustível também precisam ser postos da balança.

Aumento significativo nas vendas de modelos de luxo usados

Mesmo com a crise que o Brasil está enfrentando há algum tempo, vemos uma quantidade muito grande de carros tidos como “de luxo” pelas ruas. Mais até do que carros populares novos. Porque isso? Segundo a pesquisa da AutoAvaliar o número de vendas de carros de luxo seminovos aumentou em quase 30% no ano de 2017, chegando a movimentar nesse período algo em torno de 1 bilhão de reais.

Planos de fidelização dos clientes

Existe sim uma explicação para isso: as marcas mais caras do mercado automobilístico brasileiro têm criado algumas estratégias para aumentar e fidelizar seus clientes.

Um exemplo disso é a Jaguar Land Rover, que oferece o Plano Access, no qual o cliente faz uma compra programada, as parcelas ficam mais acessíveis e a garantia que a concessionária vai recomprar o carro em dois anos. Nesse plano o cliente dá a entrada de ao menos 20% do valor e assume parcelas customizadas em até 24 meses, seguido por um pagamento final máximo de 50% do custo total. Assim, a troca a cada dois anos fica muito mais fácil.

Outro exemplo é a BMW com o plano Sign & Go, no qual a entrada pode ser entre 0% a 49% do valor do veículo, 24 mensais fixas mais a parcela final de 50% do valor total. Segundo o CEO do BMW Group Serviços Financeiros as prestações podem ser até 40% menores do que num financiamento convencional.

Com essas facilidades, o número de carros de luxo seminovos aumentou muito, e com isso as compras acabaram crescendo também. Esse é um dos motivos do grande número de carros de luxo que temos visto nas ruas.

Facilidade de financiamento

Além disso, hoje a facilidade de fazer um financiamento é muito grande. E estima-se que entre 40% a 60% dos carros de luxo são financiados, ao menos em parte. Por exemplo, cerca de 42% dos carros vendidos pela Audi Financial Services são financiados. A diferença é que essas empresas vão muito além do simples financiamento, e oferecem para seus clientes condições muito vantajosas.

Carro de luxo usado x carro popular 0Km

Mas no fim das contas o que vale mais a pena, comprar um carro de luxo usado ou um carro popular novo? Não existe uma resposta certa. Tudo vai depender do seu objetivo e dos seus recursos.

Por mais que um carro de luxo usado possa custar o mesmo que um popular novo, a verdade é que isso se reduz apenas ao momento da compra. Ou seja, você precisa do mesmo valor para comprar, mas para manter cada um desses carros os valores serão completamente diferentes: manutenção, consumo, seguro, enfim, tudo vai ser diferente.

Além disso, na hora de vender o carro já usado, ele terá desvalorizado mais que o popular novo, sua procedência será de “segundo dono”, o desgaste natural do tempo o terá prejudicado muito mais que o outro. Enfim, a revenda será mais difícil.

Outro fator que deve ser sopesado é “quanto tempo quero ficar com o carro”, o que equivale a dizer “quando quero por a mão no bolso novamente para trocar de carro”. Se a pessoa pretende ficar com o carro por 5 anos ou mais, comprar um seminovo pode não ser um bom negócio. Mas se ela pretende trocar a cada 2 anos, por exemplo, pode sim ser um bom negócio, já que o carro de luxo proporcionará mais conforto e satisfação.

Mais uma vez, tudo vai depender da circunstância de cada um!

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?