buscar
Tecnologia

Vale a pena cadastrar e ativar sua CNH digital

O sonho de muita gente é não precisar mais andar com carteira de documentos no bolso. Desajeitado, incômodo e se perder a carteira tem que refazer todos os documentos, ninguém merece. Aos poucos a tecnologia resolverá esse problema, e já está começando pela CNH na versão digital.
Publicado em Tecnologia dia 3/10/2018 por Alan Corrêa

O sonho de muita gente é não precisar mais andar com carteira de documentos no bolso. Desajeitado, incômodo e se perder a carteira tem que refazer todos os documentos, ninguém merece. Aos poucos a tecnologia resolverá esse problema, e já está começando pela CNH na versão digital.

No antigo sistema era possível acessar já pela tela inicial do app, agora o botão de acesso mudou e especifica: Entrar com GOV.BR, afirmando que ao entrar o usuário concorda com os termos de responsabilidade do app.

Carteira Nacional de Habilitação no celular

Carteira Nacional de Habilitação no celular

É preciso baixar o aplicativo da CNH digital, o qual se encontra nas respectivas lojas virtuais (Apple Store e Google Play), em qualquer caso ele é gratuito, então cuidado com versões falsas do aplicativo, cujo desenvolvedor foi o Serviço Federal de Processamento de Dados.

A versão digital, segundo o Ministério das Cidades, tem o mesmo valor jurídico da versão impressa.

Baixar CNH e CRLV digital

No aplicativo CRLVe, o usuário pode adicionar qualquer um dos dois documentos eletrônicos. Quem já instalou o aplicativo da CNH Digital não precisa realizar o download da CDT. O aplicativo será atualizado de forma automática, desde que essa opção de atualização esteja selecionada nas configurações do dispositivo móvel.

Para utilizar o CRLV digital, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e seguir o passo a passo. Não é necessário que o motorista seja usuário também da CNH digital. Por enquanto, só os brasilienses podem utilizar o documento veicular mas, até o fim do ano, todos os 27 Detrans do país estarão oferecendo o serviço.

Recomenda-se que o usuário esteja atento ao procedimento de atualização, até porque os antigos aplicativos da CNH digital serão descontinuados e transformados em Carteira Digital de Trânsito. Também é bom lembrar que o CRLV digital só será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do DPVAT.

Já a CNH digital, que foi lançada em outubro de 2017, possui, atualmente, mais de 418 mil usuários em todo o país. Nos meses de agosto e setembro, houve um crescimento nacional de cerca de 30% na utilização do documento eletrônico. São Paulo lidera o ranking com o maior número de motoristas, com cerca de 76 mil cadastrados, seguido pelo Rio Grande do Sul e Goiás, com respectivamente 71 mil e 39 mil motoristas. Proporcionalmente, Goiás tem o maior número de usuários, com 4,2% das CNHs com QR Code do estado utilizadas também em sua versão digital. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Já está disponível

Desde julho de 2018 – em alguns Estados até antes disso – a CNH em sua versão digital já ficou disponível para os motoristas brasileiros, começando pelo estado de Goiás. Se um motorista for parado em uma blitz poderá apresentar a CNH no próprio celular.

Qualquer motorista pode ter a CNH digital?

Sim e não, na verdade qualquer um pode ter a CNH digital desde que tenha a versão mais recente da CNH impressa, o modelo novo que traz 19 novos itens de segurança, como o mapa do Brasil em tinta especial, o mapa do Estado no canto superior direito, a sigla do respectivo estado na lateral, na parte inferior uma nova faixa holográfica bidimensional e o QR Code no verso, entre outros elementos.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem tem a CNH antiga não poderá ter a digital sem antes solicitar a nova versão impressa. Não é preciso esperar que ela vença para pedir uma nova via no modelo novo com o QR-code.

Cadastro

Outras vantagens do aplicativo

O aplicativo tem outras vantagens além da CNH digital. Ele também permite a consulta de pontuação e a proximidade do vencimento da carteira. A versão digital também serve quando o motorista precisar apresentar documento original com fotografia.

*Com informações da Agência Brasil, Carro.Blog.Br e Bagarai.